quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mapa intensifica ações com parceiros comerciais


Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estiveram reunidos nesta quarta-feira, 19 de dezembro, com 23 diplomatas de 20 países que acompanham os acordos sobre medidas sanitárias e fitossanitárias, na Missão do Brasil junto a Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça. 

Na ocasião, o Governo Brasileiro prestou mais esclarecimentos sobre o caso não clássico da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ocorrido em 2010, no Paraná.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques, foi boa a receptividade dos representantes diplomáticos presentes na reunião. Segundo ele, os participantes elogiaram a transparência e a segurança com que o Brasil aborda o caso. Estiveram presentes autoridades da Rússia, Japão, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Austrália, Áustria, Jordânia, Bélgica, Argentina, Paraguai, Chile, Cingapura, Taiwan, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Ilhas Maurício.

O diretor de Saúde Animal (DSA/Mapa), Guilherme Marques, relatou a ocorrência. Ele ressaltou que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) mantém o Brasil com a classificação de risco insignificante de EEB e destacou que o serviço brasileiro de defesa agropecuária está preparado para responder aos desafios que essa questão sanitária exige, atuando de acordo com os protocolos internacionais. Na última semana, o diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, reiterou a qualidade do serviço sanitário brasileiro, em entrevista à imprensa.

A reunião foi organizada pela representação brasileira junto à OMC, com o objetivo de intensificar as ações para esclarecer aos parceiros comerciais do país sobre o caso não clássico de EEB. Também receberam os esclarecimentos do Governo brasileiro representantes da secretaria-executiva de Acordos sobre Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da OMC, responsável pela fiscalização de acordos internacionais sobre o tema.

Na próxima sexta-feira (21), Ênio e Guilherme estarão na OIE, em Paris, em uma audiência que tratará sobre a participação do Brasil no Fundo Global de Cooperação Internacional. Na oportunidade, o diretor geral da OIE estará à disposição de jornalistas internacionais para reafirmar que o Brasil tem um sistema de vigilância brasileiro robusto e que os produtos brasileiros são seguros para consumo. Também na sexta, as autoridades terão reunião com o chefe do Serviço Veterinário da França.

Outras ações

O Governo brasileiro vem intensificado as ações para esclarecer aos parceiros comerciais do país sobre o caso não clássico da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). Encontros com representantes de diversos países têm sido promovidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) neste sentido.

Outras reuniões devem ocorrer esta semana em Pequim e Hong Kong sobre o mesmo tema, por intermédio de um emissário do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, que levará pessoalmente as explicações para aqueles dois mercados. Outra missão com o mesmo foco, prevista para a próxima semana, deverá visitar o Irã e a Arábia Saudita.

Além da visita internacional, autoridades do Irã, que acompanham a expedição das cargas brasileiras enviadas ao país muçulmano, também receberam explicações de representantes do ministério, nesta segunda-feira, em encontro ocorrido em São Paulo.

Na semana passada, o diretor Guilherme Marques, participou, em Paris, de reunião na OIE. Na oportunidade, Marques se reuniu com delegados do Japão e da França. Nesse mesmo período, o secretário de Relações Internacionais do ministério, Célio Porto, esteve na Rússia, onde se reuniu com o chefe do serviço veterinário do país europeu, Sergey Dankvert, ao qual prestou informações e colocou-se à disposição para sanar eventuais dúvidas. Um relatório foi enviado aos russos com um resumo sobre todos os exames de EEB já realizados no Brasil.
Participantes do encontro elogiaram a transparência do Brasil em tratar o caso

Nenhum comentário: